segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Maquiavelismo de Sérgio Cabral ou a falta de cidadania do carioca

O Maquiavelismo de Sérgio Cabral, representado pela sua brilhante estratégia de antecipar o feriado do Dia do Servidor Público para segunda-feira, dia 27 de outubro, mostrou como está entranhada, em nossa política nacional, mesmo entre os políticos da "nova geração", a noção de que os fins justificam os meios.

Muito feia esta política onde para atingir objetivos pessoais - galgar cargos mais elevados na vida pública -, em detrimento do interesse público, vale tudo. Vale escrever textos apócrifos denegrindo a imagem do candidato oposto, vale fazer boca de urna e distribuir lanches em embalagens com marca dos Governos Federal e Estadual, vale antecipar um feriado, num semestre onde não existem feriados, para aumentar o índice de abstenções.

O mais interessante é que o Sérgio Cabral é aquele que faz uma crítica feroz ao estilo de fazer política da família Garotinho. E ele repete exatamente a mesma prática - clientelista, paternalista - ao usar de todos os meios mais baixos para conseguir o seu intento - ser Presidente da República.

O novo Prefeito do Rio de Janeiro - Eduardo Paes - já disse a que veio: quer subir a qualquer preço e isto significa mudar de partido tantas vezes forem necessárias em apenas oito anos de vida política, fazer as mais espúrias alianças, jogar sujo, como foi fartamente publicado pela imprensa no decorrer do processo eleitoral.

E o carioca? O carioca demonstrou uma falta de cidadania jamais vista na história das eleições municipais. Diante de um pleito de tamanha importância, onde estavam em campo duas candidaturas similares em propostas para a cidade, mas, completamente distintas do ponto de vista da forma de se fazer política. Onde estavam em campo duas candidaturas completamente diferentes: uma clientelista, paternalista, anti-ética; a outra trazendo uma luz no fim do túnel, mostrando que se pode fazer uma campanha sem sujar a cidade, sem ofender os adversários, sem alianças desmedidas, comprometida com o interesse público.

O carioca demonstrou que está pouco se importando com o que aconteça com a cidade, desde que suas vantagens não sejam afetadas, seja através das ocupações irregulares dos espaços públicos - aí tanto faz se é rico ou pobre -, seja através da impundade - o famoso é ilegal e daí - aí, novamente, tanto faz se é rico ou pobre.

A falta de cidadania do carioca foi uma grande traição à candidatura de Fernando Gabeira, principalmente porque a abstenção maior foi entre os eleitores da Zona Sul, seu nicho eleitoral.

A falta de cidadania do carioca fêz com que acrditassem na balela da união entre os três níveis da administração pública - federal, estadual e municipal. Ok, se isto é verdade, então o que acontecerá em 2010 quando mudam o Presidente da República e o Governador do Estado - voltaremos ao isolamento?

A candidatura de Eduardo Paes, no primeiro turno, mostrou-se como uma alternativa para derrotar o Marcelo Crivella, que quer resgatar as práticas absolutistas monárquicas, sendo o governante escolhido por Deus e em seu nome governando. Com o crescimento de Fernando Gabeira uma alternativa mais interessante para a cidade se apresentou, mas, a falta de cidadania do carioca jogou por terra esta grande oportunidade.

Importante destacar que a candidatura de Fernando Gabeira obteve grande quantidade de votos em todas as regiões da cidade, mostrando que era unificadora. Gabeira ganhou nas Zonas Norte, Sul e Centro, perdendo, mas obtendo uma boa quantidade de votos, na Zona Oeste - reduto do Eduardo Paes, que lá mantêm a sua maneira de fazer política clientelista e paternalista.

Eis a consequência do Maquiavelismo de Sérgio Cabral ou a falta de cidadania do carioca:

Rocinha (abaixo)


Complexo do alemão (acima). Lixo na Baía de Guanabara (abaixo).


E viva o Rio de Janeiro!

fotos: sem crédito

2 comentários:

Muller disse...

O post esta muito bom. Tem duas coisa que não concordo. A critica de Cabral a Garotinho, da uma olhada em:
Cabral amigo de Garotinho e inimigo de Lula
Falta de cidadania? Concordo que o feriado fui um dos varios golpes baixos, mas o carica mais que nunca ligou para politica, nunca tantos votaram aniados, nunca tantos fizeram campanha. Nunca se estudou tanto os candidatos.

A onda Gabeira foi mais forte na Zona Sul, mas foi forte em todo o municipio. Achou que a Zona Sul se informa mais rapido, le mais, Gabeira demorou mais a entrar na Zona Oeste, mas entrou e em 2010 vem com mais energia.

Acho que foi um movimento MUITO bom, um movimento que se criou numa eleição não tão importante, mas em 2010 esse movimento vem mais forte para escolha de Presidente, Senadores, Gov, Deputados. Tomara que a campanha de 2010 seja ainda melhor, que todos se informem e tornem publico suas opiniões.

Em 2010 tirar Cabral, Picciani, Crivella, todo esse povo!!!!

Ja deixo a minha opinião sobre 2010 Gabeira Neles!

Themis Aline disse...

Muller,

Obrigada pelo seu importante comentário. Mas, lamentavelmente, esta eleição contou com a maior abstenção da história das eleições municipais no Rio de Janeiro. E o maior úmero foi, exatamente, na Zona Sul - 25%. Se, metade destes eleitores tivessem ido votar, provavelmente, o resultado seria diferente.

Paes já deixou claro que deixará a Prefeiura para concorrer ao Governo do Estado em 2010.

Agora é torcer para que o Prefeito faça alguma coisa pela cidade.