sábado, 10 de janeiro de 2009

Bolívia se sobrepõe ao Brasil - o gás


O Governo Brasileiro anunciou, hoje, que deixaria de importar o gás da Bolívia em razão das chuvas, que encheram os reservatórios das usinas hidroelétricas, obrigando a uma descontinuidade das usinas termoelétricas.

SURPREENDENTEMENTE, o Governo brasileiro voltou atrás, após reunião com representantes do Governo Boliviano, e para a surpresa de todos, anunciou que continuará a comprar o gás proveniente da Bolívia. De acordo com os representantes do Governo Boliviano, a compra de gpas será, ainda, aumentada.

Nada a surpreender, tendo em vista que o Governo de Evo Morales já se apropriou da Petrobrás - e até agora nada pagou ao Brasil pelos investimentos da empresa em território boliviano.

De acordo com o sítio Globo.com:

"Governo recua sobre redução de importação de gás da Bolívia

Ministro se reuniu com ministros bolivianos por três horas.
Lobão nega que Brasil esteja fazendo favor ao vizinho.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (9) para informar que o governo brasileiro recuou da decisão tomada pela manhã de reduzir a importação diária de gás da Bolívia de 30 milhões de metros cúbicos para 19 milhões de metros cúbicos. Depois de se reunir por aproximadamente três horas com ministros da Bolívia, Lobão afirmou que o Brasil não estava fazendo um favor para os bolivianos.

Segundo ele, o fim das férias coletivas em algumas indústrias e a necessidade de funcionamento de duas termelétricas a gás baseou a decisão de recuar da decisão anunciada na manhã desta sexta-feira, após a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Energético (CMSE).

Mais cedo, o CMSE decidiu desligar todas as térmicas movidas a gás natural, exceto as usinas Norte Fluminense 1 e 2. Porém, depois da reunião com os bolivianos, o ministro disse que as térmicas de Araucária e Canoas também seriam mantidas em funcionamento. Segundo Lobão, essas duas térmicas devem consumir entre 3 e 4 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Essa demanda, somada ao aumento do consumo industrial, deve manter a importação de gás da Bolívia entre 24 e 25 milhões de metros cúbicos de gás natural boliviano até abril.

“Os bolivianos vieram demonstrar dificuldades deles com a importação menor do Brasil, queixaram-se de que não foram avisados previamente da redução e foram dadas explicações a eles. Foi dito a eles que tudo está rigorosamente dentro do contrato. Havia o incomodo financeiro e econômico que eles estavam manifestando. Não está sendo feito nenhum favor a Bolívia”, contou Lobão.

Decisão técnica

Ele insistiu várias vezes durante a entrevista que a decisão tomada durante a reunião com os bolivianos foi técnica e não política - e se irritou quando foi questionado sobre o recuo.

O ministro de Planejamento do Desenvolvimento da Bolívia, Carlos Villegas, disse ao sair da reunião que o Brasil aceitou importar mais do que os 19 milhões de metros cúbicos de gás anunciados pelo ministro Lobão nesta sexta-feira. “Chegamos a um acordo e o Brasil aceitou aumentar significativamente a importação de gás da Bolívia”, disse rapidamente ao sair do ministério.

Participaram da reunião também o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, o secretário-executivo do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, e o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia."

QUEM DIRIA QUE O PAÍS LÍDER NA AMÉRICA DO SUL SE VERIA SUBMISSO A QUALQUER GOVERNO. RESTA A SABER O QUE EVO MORALES E HUGO CHAVES TÊM NA MANGA PARA CHANTAGEAR LULA DO JEITO QUE VÊM CHANTAGEANDO...

E VIVA O POVO BRASILEIRO!

A foto diz tudo! (Pensamento: eu devia ter ficado calado).

foto: Agência Brasil / Elza Fiuza

2 comentários:

nbalike disse...

your blog is very good.and i think your blog is better than mine.
I look forward very much to you visting my blog. my blog is about nike shoes. for example Nike Dunk shoes and some kinds of Cheap Air Jordan.could you give me some

suggestion? i shold thank you very much.

nbalike disse...

Nike Dunk 1 Piece High & Low
Nike Men & Women Air Zoom Dunkesto
Nike Men Dunk High
Nike Men Dunk Low
Nike Men Dunk Mid
Nike Men unk SB & Special Ed
loves art
Nike Trainer Dunk
Nike Women Dunk Low Mid & High
air jordan