sexta-feira, 11 de maio de 2007

Não foram 26% de aumento

Foi pior! A Câmara dos Deputados, no apagar das luzes do dia 09, dia em que o Papa chegou ao Brasil, aprovou um aumento de seus próprios salários equivalente a 28,5%, o que significa que nossos ilustres representantes passarão a ganhar R$16.500,00 RETROATIVOS A 1º DE ABRIL DE 2007. Bem que poderia ser piada de 1º de abril, já que é esta a data que marca o início do pagamento do aumento. Mas, infelizmente não é. Nossos queridos representantes, imbuídos do espírito público, que lhes é peculiar, votaram no final da noite de ontem, quando todos os holofotes, repórteres e população estavam voltados para a chegada do Papa ao Brasil. Assim sendo, saíram da primeira página dos jornais. Cederam, gentilmente, espaço para o Papa!

É uma vergonha! Mas este não parece ser um sentimento que aflige aos parlamentares. Ao contrário, quando se trata de votar seus interesses pessoais são muito rápidos e bem objetivos. Foram 355 votos a favor. Presidente Chinaglia pode publicar os nomes de seus amigos deputados, considerando que é com dinheiro dos tributos pagos pela população que vão se beneficiar?

E não para por aí. Eles queriam aprovar, também, o famoso gatilho, que significa aumento automático toda vez que os servidores públicos forem aumentados.

Fazendo uma conta aproximada, o custo dessa farra vai ser de Seiscentos e dez milhões de reais, considerando o efeito cascata, conforme foi noticiado pela Folha de São Paulo. Isto daria para construir 842 escolas a um custo de Setecentos mil reais cada, o que é caro.

A pouca transparência dada à votação só prova o quão imoral e injustó é este aumento, pois se fosse justo todo o processo teria sido transparente e teríam esclarecido a opinião pública. Mas, como não têm argumentos, optaram pela surdina.

E nós temos que continuar, a cada dia, a nos profissionalizar em fugir de balas perdidas...

Nenhum comentário: