sexta-feira, 20 de julho de 2007

Morreu ACM


Morreu, hoje, o Senador Antônio Carlos Magalhães. Acaba uma hegemonia nos moldes do Coronelismo, tradicional nos Estados do Norte e Nordeste do país.

ACM foi o último Coronel da Bahia. Dominou a Bahia com mãos-de-ferro. Apoiou a Ditadura Militar sendo um dos principais nomes da ARENA, partido que dava sustenteção política à Ditadura. No período da Redemocratização, com o fim do bi-partidarismo que perdurou durante toda a Ditadura, ACM fundou, junto com os demais companheiros da ARENA, o PDS - ironicamente, um dos maiores apoiadores de um Governo de exceção, funda o Partido Democrático Social. Depois, após uma dissidência com o PDS, apoiou a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República, e fundou a Frente Liberal, depois transformada em Partido da Frente Liberal (PFL), partido que defende a hegemonia dos mais favorecidos em detrimento daqueles que nada têm.

No Governo de José Sarney (1986), alçado a Presidência com a morte de Trancredo Neves, que eleito não chegou a tomar posse, ACM foi Ministro da Comunicações. Neste período várias emissoras de TV tiveram a concessão dada por ele, ou o aumento de sua participação no cenário nacional, como foi o caso da Rede Globo.

Antônio Carlos Magalhães foi Prefeito nomeado de Salvador (1967 a 1970), indicado pelo Governador Luís Viana Filho. Depois foi Governador da Bahia (1971 a 1975), ainda durante a Ditadura Militar, quando não havia eleição direta, sendo nomeado pelo Presidente Médici, o mais duro do período militar.

Encerra-se, hoje, um capítulo do Coronelismo na Bahia.

Nenhum comentário: