quinta-feira, 19 de julho de 2007

Onde estão as nossas autoridades?

Impressionante que até o momento nenhuma autoridade esteve no local do acidente ou falou diretamente à nação e, principalmente, às famílias que estão amargando um misto de dor e revolta. Dor pelos motivos óbvios e revolta pelo descaso dos Governos com a infra-estrutura no país e, no caso específico da aviação, há pelo menos dez meses, a crise inaugurada só tem aumentado. Ninguém foi responsabilizado.

Como é costume em nosso país, ninguém aparece porque não é da sua competência. Aviação não é competência do Prefeito de São Paulo, então ele não aparece, nem para ser solidário com as vítimas da tragédia ocorrida em seu Muncípio. Aviação não é competência do Governo do Estado, o Governador também não aparece no local do acidente, nem se dirige aos familiares das vítimas. Mas, sem dúvida, é competência federal e nem assim aparece alguém para falar aos familiares das vítimas e à nação. Nem INFRAERO, nem Ministro da Defesa e muito menos o Chefe da Nação - o Presidente Lula.

"Nunca na história deste país" se viu tamanho silêncio, por parte de nossas autoridades, completamente desproporcional à gravidade do acidente - o maior da história do país. Era para estarem ocupando as redes de televisão, indo ao local, enfim, mostrando que estão preocupados e não ficarem sentados em seus bureaus como se isto fosse resolver tudo. As ações são múltiplas, desde as visitas ao local, aparecer em cadeia nacional até reuniões para discutir e resolver o problema que se arrasta há anos, tornando-se público há dez meses, quando aconteceu o acidente com o avião da Gol e o jato Legacy.

Imagino que agora o excelentíssimo senhor Presidente da República tenha percebido o que é perder um pênalti numa final de Copa América ou de Copa do Mundo, para usar uma metáfora futebolística que é a sua expressão favorita. Tudo ele compara ao futebol. Mas, do mesmo modo que não dá para voltar e bater de novo o pênalti, não dá para reconstituir os destroços do avião e ressuscitar os mortos. Por isto o Presidente não vem a público falar sobre a tragédia. Sabe que sua retórica e suas metáforas fáceis não vão convencer a ninguém, muito menos os que perderam seus familiares.

"O Lula cadê você, eu vim aqui só pra te ver..."

Nenhum comentário: