terça-feira, 17 de julho de 2007

Caça-níqueis viram computadores

Numa iniciativa inédita no país, o Instituto Superior de Tecnologia do Rio de Janeiro (IST-Rio), vinculado à FAETEC, em parceria com a Secretaria de Estado de Tecnologia, iniciou um Projeto de transformação das máquinas caça-níquel em computadores que serão utilizados na Rede Púbica de ensino.

Dois computadores foram apresentados à imprensa em solenidade realizada, na tarde de ontem, no IST-Rio pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Os computadores foram liberados pela Justiça Federal para a transformação. A Polícia Federal do Rio de Janeiro apreendeu um total de 20 mil máquinas e grande parte delas será transformada em computadores.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Rio, Alexandre Cardoso (foto), foram gastos apenas R$ 60 em cada caça-níquel para que se tornassem computadores. O governo estadual pretende transformar 3 mil caça-níqueis em computadores até o fim do ano. Eles serão empregados em escolas e programas de inclusão digital.

O Projeto é coordenado pelo professor Marcos Monteiro, que utiliza os alunos do curso de Tecnologia da Informação para transformar as máquinas. Os caça-níqueis apreendidos em bingos já são computadores, dotados de bons monitores de 17 polegadas. A Receita Federal retira o chip programado com jogos e o Instituto faz as adaptações, instalando mouse, teclado e modem para o acesso à internet.

Uma máquina de bingo é transformada em um computador com processador de 2,3 Gb, equivalente a um equipamento do tipo Pentium 4.

Além do preço baixo, a carcaça das máquinas dispensa a necessidade de móveis. No lugar dos botões de comando dos jogadores, foi adaptado um suporte para o teclado. Com criatividade, a cavidade destinada aos copos de bebidas dos jogadores foi transformada no espaço destinado ao mouse pad. "Esse equipamento é fantástico, até ergonômico. É feito para a pessoa ficar jogando horas e agora vai servir para educação", comemorou Monteiro.

Na foto pode-se observar a máquina da esquerda ainda não foi transformada e as duas da direita já foram, recebendo, inclusive, pintura na cor azul e painel acrílico com as logomarcas do Governo, da FAETEC e do IST-Rio.

As máquinas serão utilizadas nos núcleos de ensino à distância do Rio e nas chamadas estações digitais, que oferecerá serviços de informática em estações ferroviárias e rodoviárias.

O Diretor do IST-Rio, Professor Fernando Mota, explicou todo o processo desde as primeiras idéias, em reuniões internas que contaram com a presença do Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, até a montagem do laboratório para receber e transformar as máquinas. Destacando a importância da participação de todos os envolvidos. Um verdadeiro trabalho de equipe envolvendo os Poderes Executivo Federal e Estadual e o Judiciário Federal, numa parceria com a FAETEC e o IST-Rio.

O governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) foi o primeiro a navegar pela internet em uma das máquinas, que usam o sistema operacional Linux.
"Essa é uma iniciativa não só simbólica, mas representativa. Transformamos o que seria destruído em instrumento de inclusão", afirmou Cabral.
Também estiveram presentes ao evento o Secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que também destacou a relevância sócio-educativa do Projeto; o Comandante da Polícia Militar, Coronel PM Ubiratan de Oliveira Ângelo; Delegados da Polícia Federal e o representante da Receita Federal.

2 comentários:

Fernando Mota disse...

Prezada Themis,

Parabéns pelo registro dessa matéria sensacional. Nós do IST-RIO nos orgulhamos muito em estar envolvido neste projeto de grande alcance social.
É o IST-RIO assumindo seu papel de Responsabilidade Social de maneira exemplar.
Fernando Mota

Themis Aline disse...

Fernando,

Impossível não registrar uma iniciativa com alcance enorme como esta e que teve na sua vontade de trabalho, junto com o Monteiro, que assumiu a Coordenação do Projeto, um grande exemplo de Responsabilidade Socio-ambiental, pois o que viraria lixo foi transformado. Um grande exemplo a ser seguido!