quinta-feira, 12 de abril de 2007

Nada como ter amigos...

O Presidente da Câmara dos Deputados propõe um aumento de 82% de salário para o Presidente Lula. Não, você não leu errado. Isto mesmo. Um aumento de 82% no salário. Quem tem amigo tem tudo...

Não vamos discutir os valores absolutos do salário, atualmente em torno de R$ 8 mil, se são justos ou não, se são adequados ou não, não importa. Por quê?

Não importa porque este salário é livre de qualquer despesa, todas são pagas pelo erário público, como vestuário, alimentos, bebidas, viagens, hospedagens, despesas nas viagens etc. etc. etc. Diante disto, poderia trabalhar até de graça, considerando que TODOS OS TRABALHADORES têm que pagar com os parcos recursos de seu salário TODAS AS SUAS DESPESAS. Ok, não é o Lula e sim o Presidente da República, são gastos inerentes ao cargo, verba de representação etc. Um Presidente tem que se apresentar com um terno bem cortado, mas precisa ser um dos alfaiates mais caros do país? Tem que usar um roupão de banho, mas precisa ser de algodão egípcio? Precisa de um avião em bom estado para viajar em segurança, mas tem que comprar um avião norte-americano? E mais, para transportar seu filho e amigos em férias? A lista é enorme...

No mundo inteiro, o contribuinte sempre paga as despesas de seus Presidentes. Normal. Mas, não é normal ter um reajuste de salário numa proporção destas, quando não se gasta um centavo sequer do seu bolso para pagar as suas despesas.

Então ficamos combinados assim: os parlamentares têm um aumento de 26% no salário, mais aumento de verba de Gabinete, mais não ter que prestar contas de parte desta verba, o Presidente tem um aumento de 82% e os trabalhadores de 3%. Justo, não? Tá bom pra você?

Nenhum comentário: