sexta-feira, 13 de abril de 2007

Ninguém esperava por esta!

Carreira Alvim? O que é isto? Aonde nós vamos parar? O ex-Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, José Eduardo Carreira Alvim, foi preso, hoje, junto com outros membros do Poder Judiciário. Carreira Alvim é autor de vários livros de Direito, especialmente Direito Processual Civil. Inimaginável a sua associação ao crime. Sinceramente, acho muito pouco provável que seja inocente. A Polícia Federal e, principalmente, o STF não tomariam uma atitude drástica desta sem a menor certeza de responsabilidade no que está sendo acusado. Este é um grande golpe no meio jurídico. Uma triste decepção.

A crise moral e ética porque passa o país é abissal! A contradição e a vida dupla das pessoas, principalmente aquelas que galgam altos postos na sociedade nos leva a crer que não viveremos para ver um país melhor.

O que leva uma pessoa com um alto salário, autor de pelo menos quinze títulos de livros jurídicos, indicado como bibliografia obrigatória em muitas escolas de Direito, com uma formação acadêmica ímpar, que optou por realizar a Justiça, se aliar ao crime? Se olharem o currículo resumido dele entenderão o estarrecimento que se abateu sobre o mundo jurídico (editoras, professores, alunos, advogados, enfim, todos). Abaixo segue o link do Tribunal Federal.( http://www.trf2.gov.br/institucional/estrutura/trf2/curriculos/curric_ca.php)

Realmente é muito difícil entender como alguém que vivia plenamente o êxito rompe o elo com a dignidade e se associa ao crime. Um carro importado? Ele tinha condições de comprar. Um apartamento de luxo? Ele tinha condiçoes de comprar. Riqueza? Ele tinha condições de acumular. Quanto tempo investido numa carreira bem sucedida para acabar na lama. Utilizar seu notório saber jurídico para favorecer ao crime.

Existem outros presos que também pertencem ao Poder Judiciário, mas nenhum deles com a projeção de Carreira Alvim. Outro Desembargador do Tribunal Federal da 2ª região, Jose Ricardo de Siqueira Regueira, também foi preso. Ou seja, os Recursos dos acusados de crimes federais cometidos nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo passavam por eles. Segue o seu link (http://www.trf2.gov.br/institucional/estrutura/trf2/curriculos/curric_rr.php). Fato curioso foi o Desembargador organizar na UNIRIO o II Fórum "O Crime sem Fronteiras". Agora entendemos.

A rede de corrupção estava bem tramada. Começando com policiais federais, passando por um Delegado da Polícia Federal, por um Procurador da República, por um Juíz, pelos Desembargadores e terminando com um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde vão parar os recursos finais.

O negócio é o seguinte: os bicheiros detêm, além do jogo do bicho, um comércio de máquinas caça níquel que, não consigo entender, são proibidas, mas qualquer botequim tem uma. Este é um crime de competência Federal. Então, os policiais que tinham que prender não prendem, o Delegado que tinha que instaurar um Inquérito Policial, não instaura. O Juíz que tinha que condenar não condena. O Procurador da República que tinha que fiscalizar a lei, não fiscaliza. Mas, se por um acaso, todas estas etapas forem seguidas à risca, os advogados de defesa vão recorrer. O recurso vai para o Tribunal Federal da 2ª região. Aí, os desembargadores entendem que as máquinas não são ilegais, portanto, não há crime. Mas, ainda na hipótese da "Lei de Murphy", a última instância a se recorrer é o Superior Tribunal de Justiça. Com o Ministro amigo, fica tudo certo, e o destino do Processo é o arquivo. Nada provado e os contraventores continuam cometendo os seus crimes e, neste caso, não acaba em pizza e sim em samba e carnaval.

Merece destaque o envolvimento do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Medina, que em 2003 foi acusado de Assédio Sexual por uma funcionária do STJ, sua assessora e filha de um colega, também Minisro do STJ. Pelo visto o Processo Criminal por Assédio Sexual não deu em nada. Segue o link (http://www.espacovital.com.br/asmaisnovas12052004j.htm). O seu irmão, Virgílio foi preso hoje.

Além dos dois Desembargadores, foram presos o desembargador Ernesto da Luz Pinto Dória, do Tribunal Regional do Trabalho (15ª. região, em Campinas); o delegado da Polícia Federal de Niterói, Carlos Pereira da Silva; Susie Pinheiro Dias de Mattos, delegada da Polícia Federal e, atualmente, é corregedora na Agência Nacional do Petróleo (ANP); o procurador regional da República João Sérgio Leal Pereira, que está afastado; Aniz Abraão David, o Anísio, presidente de honra da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis; Aílton Capitão Guimarães, presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio; seu sobrinho Júlio Guimarães e o banqueiro do jogo do bicho Antônio Petrus Kalil, o Turcão; outros dois Delegados Federais; cinco advogados; o atual e o ex-presidente da Associação dos Bingos do Rio de Janeiro e policiais federais. Tutti buona gente.

Imaginem a quantidade de dinheiro apreendida que foi necessário um carro forte para transportar as cédulas!

As acusações são de corrupção, tráfico de influencia, receptação e contrabando de peças ilegais.

Jogo de azar, contrabando, desembargadores, ex-Vice-Presidente do TRF, o que mais?

Vamos ver no que vai dar. A história recente não é muito animadora. no início dos Anos 80, do século passado, o então Ministro da Justiça Abi Ackel foi preso sob acusação de chefiar uma quadrilha de contrabandistas de diamante. Não deu em nada. Hoje, ele é Deputado Federal. O ex-Presidente Collor foi acusado de corrupção. Depois da ampla investigação feita no Congresso e pelo então Procurador Geral, Aristides Junqueira, este não juntou, no Processo, provas suficientes para condená-lo. Também não deu em nada, criminalmente falando, ele foi cassado e voltou agora como Senador da República. Ainda no episódo Collor, a sua ex-mulher, Rosane, foi condenada há mais de dez anos de prisão por ter se apropriado do dinheiro da LBA. Foi para os EUA com ele e hoje está aí. Outra que foi condenada há mais de dez anos de prisão e continua livre, leve e solta foi a Zélia Cardoso de Melo. Ela casou, mudou e não nos convidou. Foi para os EUA com o Chico Anísio e mora lá até hoje, casada com um americano.

A sociedade precisa de uma reação forte. Chega de "carnaval"!

Nenhum comentário: